10.2.16

Você sabia que as fotografias de antigamente eram retocadas ??

As mulheres famosas de antigamente (modelos, cantoras e atrizes de Hollywood) utilizaram muitos truques para parecem mais magras e mais bonitas.

Não que isso seja realmente necessário, já que o blog Retrô Rock defende a liberdade das mulheres em relação aos padrões de beleza impostos pela mídia. 
As mulheres de antigamente também sofriam com isso, mas tinham outros truques para lidar com esses tais padrões impostos.

Além da maquiagem carregada que escondiam linhas de expressão e rugas, além de suavizar a pele, o uso de lingeries reforçadas e corsets constantes permitiam alterar as curvas do corpo, escondendo dobrinhas e marcando a cintura.

Mas, os truques não paravam por aí. Há quem pense que o retoque de fotografias surgiu com o advento de programas como o photoshop. Mas, antigamente existiam outras formas de retoques e recortes de fotografias muito mais complexos, porém, efetivos.

O site Petapixel.com postou uma matéria legal um tempo atrás onde mostra uma fotografia da atriz Joan Crawford, em 1931, para divulgação de seu filme 'Laughing Sinners'.

A imagem original mostra a atriz com sardas e traços naturais da pele.
A fotografia foi tirada por um famoso fotógrafo de celebridades chamado George Hurrell.
Depois, foi enviada para um profissional chamado James Sharp para que retocasse os traços no próprio negativo antes da revelação da foto.

O resultado você vê a seguir:


 Foto original

Foto retocada

Obviamente, as imagens não retocadas não eram divulgadas, dando a impressão de que as atrizes famosas eram intocadas pelo tempo.

Algum tempo depois foi criada uma máquina para ajudar no processo de retoque de fotografias.
Chamada de 'Adams Retouching Machine', ela segurava negativos de até 8 x 10 polegadas e gerava uma vibração enquanto o profissional retocava o negativo com escovas e lápis próprios para o uso.





Para quem quiser se aprofundar no tema de retoque de negativos, segue um link a seguir: http://leadholder.com/lh-non-kodak.html

Hoje em dia, o padrão de beleza é cada vez mais cobrado pela mídia, fazendo com que mulheres e homens fiquem cada vez mais irreconhecíveis em publicações recheadas de photoshop.

Será que algum dia chegaremos a valorizar a diversidade natural como beleza? Ou ficaremos cada vez mais focados em nos parecer com bonecos simetricamente perfeitos e plastificados?

Dá pra ver que não é de agora que sofremos com isso...

Deixe a sua opinião ;)


Update: Veja mais fotografias interessantes e totalmente modificadas aqui no post do "De volta ao Retrô"



Um comentário:

  1. Uma vez na aula de fotografia o professor comentou mesmo sobre retoques de fotografias no passado, mas dessa máquina eu não sabia, muito legal.

    Um tempo atrás fiz um post no De volta ao retrô sobre manipulações fotográficas antes do Photoshop, com alumas dessas fotografias "Nonsense" rsrs: http://www.devoltaaoretro.com.br/2014/01/a-manipulacao-fotografica-antes-do.html

    bjus

    Ari
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Para falar direto comigo, envie seu e-mail para lacrocodilla@hotmail.com. Beijão!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...