23.1.16

Fotos incríveis - improvisando meias nos anos 40


Quando as meias de nylon entraram no mercado da Europa e Estados Unidos, foi um verdadeiro fervor entre as mulheres. 
Mas logo elas saíram do mercado, pois com a Segunda Guerra Mundial, as fábricas de Nylon, como a Du Pont, por exemplo, passaram a direcionar suas fabricações para suprir as tropas de guerra com paraquedas, cordas e outros produtos.

Wallace Carothers, um químico e inventor americano, desenvolveu a primeira fibra de nylon em 1935, mas foi só com a World's Fair de 1939 que ela foi apresentada ao público. Mais barato e durável que a seda, o nylon foi o material escolhido para fabricar as meias-calças. 




O interessante é que hoje lembramos da meia com um risco atrás como símbolo da cultura vintage, e muitas fãs do estilo procuram por este tipo de meia no mercado.
Mas a risca atrás nada mais era do que uma costura mesmo, pois ainda não tinha sido desenvolvido uma forma de trabalhar com o nylon de forma que a costura ficasse em outro local (hoje ela geralmente, fica próxima aos dedos do pé). Para saber sobre as meias com riscas, veja esse post aqui.

Voltando ao passado, as mulheres ficaram loucas quando as meias pararam de ser vendidas. As propagandas de guerra da época encorajavam as mulheres a consertarem suas meias antigas e continuarem usando, de forma que isso não mostrasse que o povo estava passando por dificuldades.


Mas, quando não era mais possível remendar as meias velhas, as mulheres passaram a pintar suas pernas de forma que desse a impressão de que ainda estavam de meias.

Muitos salões e lojas de sapatos passaram a oferecer o serviço de pintura, não só imitando o risco atrás, como passando cremes e maquiagens nas pernas para ficarem com o brilho semelhante ao nylon.

Veja as fotos incríveis dessa época:




(a miga aí de cima não consegue fazer uma simples reta)


Fico só imaginando ter todo esse trabalho para sair de casa e depois que voltar ainda ter que tirar toda essa pintura da perna. 
Hoje ainda existe quem passe esse tipo de maquiagem na perna, principalmente, mulheres que fazem eventos e shows. 
Mas ainda bem que algumas coisas mudaram, e nós podemos simplesmente colocar um short para ir na padaria sem se preocupar de parecer impecavelmente arrumada.

Ou não..rs





4 comentários:

  1. Maravilhoso este post!
    Adorei este "ou não" aí no final, hehehe!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal isso, sempre via essas fotografias, mas não imaginava toda a história por tras delas. Eu uso base nas pernas, mas não ousaria fazer a risca, muito trabalho rsrs.
    bjuxxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia dessa informação sobre a maquiagem nas pernas, mas não que a linha era a costura. E pensava que era um enfeite haha
    Muito amor seu blog <3
    http://www.umavidaemandamento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo! Estou quase fazendo isso, porque todas minhas meias assim, desfiam logo de primeira. Daí, a meia que era para fazer um look glamour, vira punk alternativa roqueira "tô nem aí, sou radical mesmo' hahaha,

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Para falar direto comigo, envie seu e-mail para lacrocodilla@hotmail.com. Beijão!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...