18.6.15

Começando no Old School - ilustração e pintura

Eu tenho uma verdadeira paixão por desenhos Old School. Adoro sua simplicidade, sua história, sua simbologia!
Sempre pensava em fazer desenhos parecidos, mas como não sou expert na área, não tinha a menor de ideia de como começar.

Pesquisei bastante, fiz alguns testes e deixo aqui algumas dicas para vocês que também tem vontade de entrar para o mundo do Old School.

Os desenhos tradicionais normalmente são utilizados para tatuagens, porém, você pode ilustrar à vontade no papel e até transformar seus desenhos, posteriormente, em quadros.

Mais uma vez, não sou expert, nem ilustradora, nem tatuadora, apenas vou mostrar uma pequena experiência, ok? (Não me julguem! rs)

Exemplo de material:


O ideal é utilizar o papel tipo canson para aquarela, ele é bem melhor que o canson original pois não esfarela em contato com a tinta.
Eu me inspirei em uma ilustração que encontrei na internet e reproduzi no papel canson com grafite mesmo.




Com a ilustração traçada, eu utilizei a aquarela na cor preta para começar a fazer o sombreamento característico do Old School. No final do post, você verá um vídeo que mostra com detalhes a técnica, ok?



Depois de fazer a sombra preta, eu utilizei uma das técnicas da aquarela (que são várias) para fazer este efeito esfumaçado.




Aqui nesta foto, dá pra ver a bagunça que eu fiz! É preciso ter sempre uns potinhos de água e muito papel absorvente para retirar o excesso de água que fica no pincel. Opa! Esqueci de dizer, o pincel deve ser específico para aquarela também, pois ele é mais suave e absorve bem a água.


Eu comprei esse 'trequinho de plástico que parece uma flor" onde dá pra fazer a mistura das tintas, já que a tinta que eu utilizei vem em uma bisnaguinha. E não, não tem nada a ver com aquelas pastilhas que vinham em estojos de colorir da pré-escola.



Mais uma vez, a técnica para passar a cor em cima do sombreado, você pode ver no vídeo abaixo.

Depois de finalizada a pintura, é preciso utilizar uma caneta do tipo nanquim para fazer os contornos fortes do Old School. Às vezes, é preciso fazer retoques na tinta preta também, para garantir que o desenho fique bem contrastado.


Eu sei, eu sei, meu desenho ficou torto em algumas partes. Mas, gente, essa foi a minha segunda experiência! A primeira foi essa daqui:
Na verdade, eu gostaria de passar o dia todo desenhando e pintando e aprimorando a técnica, mas não posso. Aliás, raramente consigo um tempo pra isso. 
E nós sabemos que só chega à perfeição quem realmente se dedica à isso, como a minha artista preferida Quyen Dynh, que você ver neste post aqui.

Bom, sobre as técnicas, eu deixo os mestres ensinarem, né.

Existe um site de uma artista chamada Juliana Rabelo, especialista na aquarela em geral. Neste site você poderá conferir várias dicas de técnicas, produtos específicos e muita informação bacana:

E para quem quiser ir pro lado do Old School mesmo, segue um vídeo muito bacana:



É isso aí, espero que tenham curtido!

13 comentários:

  1. Menina, amei esse post e seus desenhos estão ótimos. Me senti inspirada para voltar a desenhar também :D. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta sim, Daise! Desenhar é uma terapia! E depois posta no blog pra gente ver!! Beijos

      Excluir
  2. Que traço delicado você tem!!!!!!! Amei ♥
    Mesmo que vc não tenha tempo pra praticar vc tá desenhando muito bem e não ta enferrujada não!
    E obrigado pela dica do tutorial, sempre fuço o youtube e sempre caio em "dicas" não muito didáticas ou 'certas'.

    Brainstorms

    beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Taís!! Fiquei super contente com seu comentário <3. Eu estou começando e é difícil arranjar tempo, mas espero trocar ideias com outras pessoas que também curtem esse estilo. Se vc tiver dicas também, deixa aqui pra gente. Beijão!

      Excluir
  3. Olha, que talento hein... meu preferido foi seu segundo desenho, ficou perfeito, olha se eu fosse "amadora" desenhando deste jeito estria feliz da vida! Parabéns!!!!!!!!
    Adoro Old School, as tatuagens de Marelo são todas neste estilo!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www,urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Jell, obrigada!! Eu também adoro o Old School, como não dá pra ter trocentas tatuagens, dou um gasto no papel mesmo.. hahaha. Beijão!

      Excluir
  4. Amey amei amei este post!!!! Onde que tá torto menina, achei mara os dois desenhos!!
    Quero aprender e treinar este esfumaçado, eu sofro na aquarela viu.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nada, vc não sofre pq eu já vi alguns desenhos seus e são lindos. Aquarela é tudo de bom, né.. eu queria poder ficar o dia todo pintando, mas não dá!kkk Vamos trocar mais figurinhas sobre esse tipo de pintura, assim a gente vai descobrindo mais técnicas. Eu vejo algumas coisas na internet, mas sei que existem muitas variações. Beijão!

      Excluir
  5. Que técnica legal, amei seu traço *-*

    Nunca tentei nada nesse estilo, mas vou tentar :D
    Beijo!!

    www.nascinaepocaerrada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Natany, fico contente que tenha gostado. Tenta sim, é bem simples, e ao mesmo tempo fica tão lindo. Depois posta no blog pra gente ver. Beijos

      Excluir
  6. Amo Old School, e acho que você arrasou, mesmo sendo iniciante na técnica, ficaram realmente muito bonitas suas pinturas *-*
    bjo!

    https://eccentric-beauty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nayara!! O Old School é tão maravilhoso, né.. é tão simples, mas tem uma pegada antiga que eu adoro. Obrigada por comentar!! Beijão

      Excluir
  7. Que lindos seus desenhos! Conheço a Juliana Rabelo, até sigo no Insta, ela faz cada coisa incrível mesmo e o blog é ótimo. E ah, eu tenho aquarela em pastilha da Winsor & Newton, mas não tenho da de bisnaga (ainda haha), e o resto dos materiais também, fazem toda a diferença pra fazer uma arte melhor. Legal que no vídeo ele usa a Ecoline que é similar às Aqualines aqui do Brasil, são muito mais em conta hehe, tô louca pra comprar. E a técnica é incrível e super simples, quero testar pra ontem. Mas tô com um problema de preguiça crônica pra finalizar as coisas que tá terrível, preciso acabar com isso :( E invejei seu godê, o meu é uma forma de gelo hahaha, mas quebra um bom galho porque é cheia de cavidades :p
    Beijo
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Para falar direto comigo, envie seu e-mail para lacrocodilla@hotmail.com. Beijão!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...