19.11.14

Atomic Age: um estilo moderno da década de 40 a 60

Já ouviu falar em "Atomic Age" ?




Podemos dizer que "Atomic Age" foi uma das fases mais bacanas do design norte-americano do último século, mas também ganhou destaque em alguns países da Europa como Inglaterra e Rússia.




A 'Era do Átomo' foi uma época de total obsessão da sociedade americana pelo poder "ilimitado" que a energia nuclear poderia proporcionar. Tudo começou lá em 1939, quando o físico Enrico Fermi, conseguiu dividir o primeiro átomo numa de suas pesquisas e gerar uma quantidade incrível de energia.

A sociedade americana, assim como todo o mundo, ficou maravilhada com o que a tecnologia moderna poderia fazer, e a imaginação voou alto, num mundo em que só a ficção científica poderia reproduzir.

Essa obsessão coletiva com o poder sedutor da energia atômica influenciou todos os campos da sociedade, da arquitetura, ao design industrial, da publicidade às artes plásticas e a indústria do entretenimento.

As partículas atômicas e formas moleculares foram referenciadas em toda as áreas do design, de tecidos e papéis de parede, à produtos de utilidade domésticas, eletrodomésticos e em muitos objetos decorativos.

Além disso, a era atômica deu um novo rumo à industria do entretenimento, podendo ser vista em muitos filmes, desenhos, livros, quadrinhos e brinquedos da época (lembra dos Jetsons?).




Apesar de toda visão futurista e otimista da época, os americanos também precisavam lidar com o medo e a ameaça do mal da energia nuclear: as bombas atômicas. Por isso, viviam em um eterno paradoxo: construindo abrigos nucleares em seus quintais, mas sonhando com a possibilidade de dirigir carros voadores.



O que me chama a atenção é o fato da indústria ter permitido a criação de tantos produtos com design diferenciado em larga escala, o que parece não ocorrer hoje em dia.
Por exemplo, hoje se quisermos um produto com design lúdico, alternativo ou diferente, temos que procurar em lojas específicas, além disso, é bem provável que paguemos os 'olhos da cara' por ser um produto exclusivo ou de produção limitada.
Pessoalmente, tenho a impressão de que a sociedade dessa época era mais aberta à inovações, pois ansiavam por mudanças em ambos os aspectos sociais e culturais. 

Referências da Atomic Age:


Estampas e padronagens com formas orgânicas e abstratas.



Os tecidos estampados eram utilizados em revestimentos de estofados, cortinas, almofadas e toalhas.
Juntos parecem poluir o visual, mas quando usados com cores lisas, ficam bem interessantes.


Já os móveis, abajures e luminárias aparecem em uma mistura da remanescente Art Déco (da década de 30) com as novas formas da Atomic Age.



De sofás à cadeiras, de mesas à penteadeiras, todas recebiam as formas mais arrendondas possíveis. 



Além dos móveis de madeira e fórmica, o estilo influenciou até objetos de utilidade doméstica, como copos, pratos e tudo que se pode imaginar em objetos de cozinha.

E quer saber? São os que eu mais gosto!




O estilo Atomic Age foi perdendo espaço devido ao mal uso da energia com as bombas atômicas, pois as pessoas perceberam que a energia nuclear não era assim tão fácil e segura de ser manipulada.

Porém, ela não saiu totalmente de moda, mas deu espaço à um estilo ainda mais bacana: o Space Age.

Até o próximo post!

6 comentários:

  1. Amo amo amo esse design e não sabia que tinha um nome específico! Agora to ansiosa pra ler sobre o Space Age ♥♥♥♥

    Beijãooooooo!!!
    www.imcherrybang.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro atomic age! O balãozinho do meu layout atual eu me inspirei nessas formas, pq amo!

    um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  3. Amo essas estampas e designer, Sou louca por uma poltrona dessa.
    Bjuxx

    ResponderExcluir
  4. Amei tudo!! http://tudodenos2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, belo post! Tem sugestao de alguma loja virtual brasileira com itens nessa vibe?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Para falar direto comigo, envie seu e-mail para lacrocodilla@hotmail.com. Beijão!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...