24.5.14

Decoração baseada em Carros Clássicos

Quem acompanha o blog, sabe o quanto eu sou doida pelo estilo das lanchonetes americanas dos anos 50. Pra variar, vou tocar no assunto outra vez...




Uma das características dos diners, dos anos 50, eram os estofados (cadeiras, bancos e sofás) em 1 ou 2 cores com recortes e detalhes cromados inspirados nos estofados dos carros da mesma época.





Os diners dos anos 20 aos 40 eram baseados ou fabricados a partir de vagões de trens desativados. Já nos anos 50, eles passam a se tornar maiores, mais decorados e principalmente, a valorizar o american way of life

Uma das características do estilo de vida dos anos 50, pós-guerra, foi o aumento da indústria e a variedade de bens de consumo disponíveis, inclusive: carros

Tanto o design interior quanto a aerodinâmica exterior dos carros mudaram, passando a enfatizar o tamanho, os detalhes e a pintura. Temos carros enormes, coloridos e com detalhes inspirados no Jet Set com detalhes que imitam asas e turbinas de aviões à jato e foguetes. 

O Jet Set foi uma expressão utilizada para caracterizar pessoas com uma boa condição financeira que viajavam nos novos aviões à jato, e logo depois, virou uma forma de se referir à qualquer coisa que tivesse formas e detalhes de aviões.






Os detalhes dos carros são totalmente incríveis, e apesar de não ser uma amante de carros, mas uma admiradora da época, posso dizer que foi a época em que a criatividade dos projetistas da indústria automobilista se expandiu. 

Cada vez mais as pessoas compravam carros novos e alguns eventos começaram a se popularizar como o uso do Drive In em cinemas ao ar livre e também nas lanchonetes, onde muitos jovens estacionavam o carro e ao invés de entrarem, faziam seus pedidos ali mesmo, dentro do carro.




As características marcantes dos carros começaram a ser utilizadas na decoração, principalmente nos diners.

Os bancos passaram a ser fabricados da mesma forma que eram os estofados dos carros, isso quando não utilizavam um carro verdadeiro ou peças dele na decoração. 




Os carros eram recortados e transformados em móveis, como sofás, poltronas, racks e estantes, e os assentos eram disputados pelos clientes dos diners. 

A década passou e o design dos carros foram se modificando, agora com uma preocupação maior com relação à potência e velocidade. 

Mas, para os amantes dos carros cinquentões, o uso dos carros na decoração saiu de dentro dos diners para habitar suas próprias casas.

Até hoje, oficinas de customização recuperam carros daquela época que estão em péssimo estado e jogados em ferros velhos, e os transformam em móveis, já que muitos não conseguem mais serem recuperados.

Um Ford 1959 antes e depois: 



(recuperaram mas fatiaram o carro)

Alguns modelos de Chevy que se transformaram em sofás:




Atualmente, muitas destas peças passaram a ser produzidas em fibra de vidro e ficam bastante semelhante aos carros verdadeiros, reproduzindo todos os seus detalhes e barateando o custo.




No Brasil, existem alguns fabricantes de estofados que utilizam o design dos anos 50 para recriar as peças.

Porém, não conheço por aqui nenhuma oficina que faça este trabalho de customização com carros verdadeiros.

Nos E.U.A os carros antigos são mais valorizados, conservados e claro, existiam em uma disponibilidade muito maior. É possível encontrar muitos deles ainda em ferros velhos ou em oficinas de customização.

Já aqui no Brasil, os modelos são mais escassos e se tornam caríssimos para serem recuperados. Quem dirá ainda para virar um móvel como este.

E você, teria um móvel desses em casa com essa pegada anos cinquenta?


Obs.: as fotos dos carros customizados foram retirados do site: http://www.newretrocars.com/

7 comentários:

  1. Perfeitos! Bem que eu queria um sofá desses aqui na minha sala.

    ResponderExcluir
  2. Acompanho seu blog há um ano e adoro cada vez mais, teria fácil um sofá desses, mas como a demanda é pequena a oferta é grande né?! Se não conhece, precisa conhecer o Zé do Hambuger dá uma olhada http://www.zedohamburger.com.br/lojas/itapicuru/loja_itapicuru.php
    Eles tem sofás e mesas nesse modelo do post ;)

    ResponderExcluir
  3. Acompanho seu blog há um ano e adoro cada vez mais, teria fácil um sofá desses, mas como a demanda é pequena a oferta é grande né?! Se não conhece, precisa conhecer o Zé do Hambuger, dá uma olhada http://www.zedohamburger.com.br/lojas/itapicuru/loja_itapicuru.php
    Eles tem sofás e mesas nesse modelo do post ;)

    ResponderExcluir
  4. Amei a decoração (mesmo porque sou louca por carros antigos). Essa lanchonete lembra muito o diner aqui de Portugal que eu falei num post algum tempo atrás. Decoração linda!
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Lindo!! Eu adoraria ter a minha cozinha decorada ao estilo das lanchonetes dos anos 50 <3

    Flor, tem post novo no blog. Tenha uma ótima semana :)

    http://vintagepri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que post incrível! Cheio de informações bacanas =D
    Eu teria sim um móvel inspirado nos carros antigos. Aliás, pretendo decorar minha casa dessa forma em breve!
    Beijos!

    www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Para falar direto comigo, envie seu e-mail para lacrocodilla@hotmail.com. Beijão!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...