10.1.14

Festa de aniversário anos 50/60 para a criançada! - Parte 1

No ano passado minha sobrinha cismou que queria uma festa de aniversário retrô, numa mistura de anos 50/60.

O desafio foi montar em pouco tempo, e com pouca grana, uma festa bem bacana para que ela e os amigos pudessem dançar à beça.

Primeiro, rola aquela clássica procurada básica por imagens e fotos de festas na internet e ideias que pudessem inspirar.

Existe uma grande diferença entre os anos 50 e 60, porém, é provável que para fazer uma festa 'anos 50', você tenha que procurar nas lojas acessórios de festa 'anos 60'. (Vai por mim, isso acontece!)


Vou listar já alguns dos itens para ajudar quem está pensando em fazer uma festinha também!

 1° - Cores da festa: trabalhe com as combinações de rosa ou vermelho com azul, e em contraste o preto e branco. Essas eram as cores mais utilizadas nas decorações daquela época, principalmente nas lanchonetes americanas (diners). 


2° - Convites: é muito importante escrever no convite que a festa é a caráter. Pois muita gente fica com vergonha de se vestir no estilo e a graça da festa está justamente no visual.  

Para meninas, é bastante comum o uso do poá (estampa de bolinhas) nos convites. Já para meninos é bem comum encontrar convites com temática rocker. Em geral, os dois tipos são bem-vindos.

Veja algumas ideias: 




3° - Mesa de festa: Uma das estampas clássicas é o quadriculado ou xadrez preto e branco, portanto, é uma boa abusar de toalhas de mesa que são facilmente encontradas em lojas de festa.




4° - Vinis na decoração: Pegue aqueles discos de sertanejo da sua tia e transforme em bandejas estilosas para servir copos de refri e lanches. Outro uso bacana para os vinis é a decoração de paredes. Caso não tenha vinis de verdade, faça recortes de círculos em cartolina ou EVA preto e círculos menores e coloridos para o meio.

Vinis de verdade que viram bandejas

Ideia de enfeite para mesa

Ideia para o "parabéns" feito com cartolina


5° - Nhammm.. comidinhas para a festa: Recomendo servir hambúrgueres (grandes ou minis), cachorros-quente, batata-frita e pipoca que também eram as comidas básicas das lanchonetes americanas. Além disso, não deixe de servir também o milkshake em taças de vidro ou plástico (para crianças).


6° - Bebidinhas: existem no mercado uma série de garrafinhas de refrigerante (Coca-cola, Tubaína, Guaraná Cruzeiro, etc) de vidro que são super retrôs. Elas servem para decorar a mesa do aniversário. Para a criançada não se machucar, ofereça os refrigerantes em copo de plástico.

7° - Outros detalhes: não pode faltar canudo colorido, né gente?! Coloque assim, disposto na mesa e componha com a decoração.
  


8° - Lembrancinhas: para os aniversários a lembrancinha no final da festa é fundamental. Uma ideia é utilizar pirulitos de açúcar ou chocolate decorados com pequenos vinis.




9° - AHHH Diversão! Festa de aniversário tem que ter brincadeira, e uma das mais comuns naquela época era o bambolê. Distribua bambolês entre a criançada ou crie concursos para ver quem gira por mais tempo.


10° - Trilha sonora: ah, o bom e velho rock'n'roll! 
Grave uma trilha musical bem animada para tocar a festa toda. 
Uma dica: em lojas de festa você encontra um tapete de plástico (também conhecido como 'adesivo de chão' ou 'piso vinílico') e pode ser usado para demarcar o local da pista de dança.
Para a trilha sonora, procure pelos artistas: Elvis Presley, Little Richard, Chuck Berry e Jerry Lee Lewis.

11° - Anime os convidados: distribua aos convidados, crianças ou adultos, alguns itens de festa que podem animar e deixar o visual mais charmoso. Em lojas de festa é possível encontrar óculos gatinho (tudo de plástico 1,99) e lenços de bolinhas. Mesmo os mais caretas acabam se animando com os acessórios!



No próximo post, mostro aqui algumas fotos da festa da minha sobrinha, ok?
Não perca!

6 comentários:

  1. Amei essa idéia bem original para festinha de criança, sai um pouco do trivial.
    Imagina a animação com aquelas músicas incríveis, com acerteza os adultos vão gostar.
    Quero ver as fotos da festinha da sua sobrinha, acho que vai ficar bem legal.
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post, Aline! E é total verdade, essa confusão de 50, 60 pra coisas de festas...

    Eu tenho um projeto de identidade de festas que ainda tá sendo finalizado. Quero fazer uma festa retrô pra mim =P

    Gostei que nas suas referencias vc fugiu do poá que o pessoal usa mto em festas do tema.

    Quero ver as fotos da festa da sua sobrinha depois!

    Bjo! =*

    ResponderExcluir
  3. Essa idéia é muito legal.
    Prazer em conhecê-la sou a Cris.
    Assim que puder dá uma passadinha no meu blog é novo na área.

    http://mixdacristina.blogspot.com.br/

    Beijokas.

    ResponderExcluir
  4. Que vontade louca de ser criança! Meu aniversário é semana que vem e seria maravilhoso se eu tivesse coragem de fazer uma festa assim! rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Para falar direto comigo, envie seu e-mail para lacrocodilla@hotmail.com. Beijão!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...