17.6.13

Não Adianta Ser a Favor das Manifestações, Se Você..



O país inteiro só fala nas manifestações contra a tarifa abusiva do transporte, que evoluíram para uma luta a favor do direito do cidadão e melhores condições de vida.


Particularmente, acho ótimo, faz tempo que não vejo o povo sair às ruas, desde as Diretas Já (na época era criança, mas acompanhei tudo pela televisão).

Na época que minha vó era mocinha, os negros e os brancos não se misturavam, para andar na rua, cada um tinha sua calçada, uma de cada lado da rua. Os brancos em uma e os negros, bem distantes, em outra. E veja só, hoje minha vó está aí votando e discutindo sobre política.

Mas a mensagem que eu gostaria de deixar aqui no blog, é que a luta por uma vida digna deve ser diária, deve fazer parte do dia-a-dia. Vou até listar alguns tópicos para facilitar. 

Não adianta ser a favor da manifestação, se:

.. você usa roupa de grife. As boutiques e lojas de grife tiram lá seus 300% de lucro em cima de peças de vestuário e calçado que são fabricados por pessoas, muitas vezes, em condições precárias de trabalho.

.. você não respeita o trânsito e a sinalização. Quando você costura o trânsito, passa no sinal vermelho, ultrapassa o limite de velocidade, não respeita a faixa de pedestre e bebe sábado à noite antes de dirigir você está desrespeitando o direito de outra pessoa. Você está aumentando o risco de acidentes nas ruas e ainda mais, a possibilidade de envolver inocentes nisso tudo.

... você usa maconha, cocaína ou qualquer outro tipo de droga. Acha super legal fumar maconha na festinha da galera, mas por trás disso você está financiando o tráfico, tapado!

.... você não presta ajuda à um animal de rua. Já temos que lidar com a imbecilidade de algumas pessoas que abandonam os animais na rua, e ainda temos que lidar com a sua falta de solidariedade em não ajudar um inocente que pode estar passando fome, sede ou sentindo dor? Não pode adotar, apenas ajude!

... você põe um filho no mundo e não o educa da forma correta. Incentiva o machismo desde pequeno e não procura saber se seu filho pratica bullying na escola. Educação vem de casa, sabia?

.. você é homofóbico. Este tópico dispensa comentários, certo?

E mesmo que você se identifique com algum dos tópicos, e pense, "puxa vida, já fiz isso". Calma.. saiba que é comum errarmos. Mas o legal é que podemos mudar isso e podemos ainda influenciar outras pessoas.

Quando eu tinha uns 15 anos, adorava sair toda de preto, calça caindo, camiseta de caveira.. e adora chocar os outros. Hoje eu penso "nossa, como adolescente é besta", mas no fundo minha ideia era de que eu queria sofrer o preconceito da sociedade para que pudesse lutar contra isso. Já quis ser lésbica, apenas para lutar contra a homofobia. Mas hoje eu vejo que não precisamos fazer parte dos ""excluídos"" para lutarmos a favor deles.

E essas manifestações contra o preço das passagens estão aí pra isso. Muitas pessoas que nem usam o transporte público estão lutando pelo direito dos demais. 

Sua manifestação precisa ser diária. Sua manifestação precisa ocorrer em todos os aspectos da sua vida.

Não seja bonito por fora e hipócrita por dentro. Comece hoje e lute sempre.


7 comentários:

  1. Muito legal o post, Aline!

    Acho que a devemos fazer um exercício diário com a gente para sempre tentarmos ser pessoas melhores.


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  2. ótima reflexão! é isso mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Heeey , amei o seu blog !
    Tanto que ja estou até seguindo !
    Vem conhecer o meu !
    www.fernandacarrdozo.blogspot.com

    Seu cantinho é super criativo !
    Teee espero lá no blog !

    ResponderExcluir
  4. adorei seu post...
    bjs.

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Isso aí!
    Temos que fazer o certo, primeiro no nosso "micro mundinho" de atitudes diárias. Porque elas afetam o todo, sim!
    Um bj!

    ResponderExcluir
  6. Super verdade isso, acho muita hipocrisia.
    A mudança tem que começar de casa!

    http://yankavaz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Achei super interessante seus tópicos, mas já parou pra pensar que se a maconha fosse legalizada não iamos ter esse problema?!
    Os PM's se preocupam em acabar com "Trafico" Do que fazer a segurança de sua cidade.
    Se encontramos um ladrão e um PM na rua não sabemos pra que lado correr. Estão agindo da mesma forma e até pior!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Para falar direto comigo, envie seu e-mail para lacrocodilla@hotmail.com. Beijão!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...